Apresenta

Imagem do show

Olinda Allessandrini

Adquira o seu ingresso no site do Theatro theatrosaopedro.com.br

 

A pianista Olinda Allessandrini lança seu mais recente CD solo, SCHUBERT – SCHUMANN – LISZT, gravado em Berlim, na Alemanha. O programa traz composições do período Romântico, em peças de Robert Schumann e Franz Liszt, incluindo sua Sonata em Si menor, genial obra prima do compositor húngaro e peça-chave para o piano do Romantismo.

 

Olinda tem um longo trabalho de dedicação à música brasileira, que está ampliando para as Américas, e suas gravações são consideradas como referência, e também sente-se muito à vontade no repertório virtuosístico europeu, homenageado por ela neste concerto.

No programa serão apresentadas a Sonata em si menor e o Carnaval de Viena, seguidos por três compositores americanos: Villa-Lobos, Ginastera e Arturo Marquez. A Sonata em si menor, de Liszt, é uma das maiores e mais complexas peças de piano, bastante rara de se ouvir, em relação a outras mais frequentemente tocadas. Liszt a dedicou a Robert Schumann, em sinal de agradecimento por este ter dedicado a Liszt “Fantasia em Dó maior op. 17”, em 1839. A primeira audição mundial da obra aconteceu em Berlim, mesmo cenário em que o CD de Olinda Allessandrini foi gravado, porém em 27 de janeiro de 1857, numa interpretação do pianista e maestro Hans von Bülow, antigo discípulo de Liszt.

Em seus concertos, Olinda prima por uma execução competente, que com vigor e precisão une a beleza e a complexidade da música erudita, numa interpretação ideal dos compositores homenageados, o que a torna muito festejada pelo público. Esta será uma oportunidade única de ouvir a artista em seu repertório romântico europeu neste palco tão representativo culturalmente para o Estado do Rio Grande do Sul e que recebe as mais diferentes manifestações artísticas, do mundo inteiro. O CD também estará à venda no local.

As atividades da pianista incluem apresentações ao vivo, gravações, programas de rádio, atividades pedagógicas, colaboração em livros editados e jornais. Em 2010, foi premiada com a distinção “Líderes e Vencedores”, como destaque na área cultural. Conquistou a “Medalha de Ouro” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em recital no mesmo Theatro São Pedro. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos CDs “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano”, “Ébano e Marfim”, “Um piano na Esquina”, com obras de diversos compositores. Apresentou-se nos mais importantes centros culturais brasileiros, e também realizou recitais na Itália, Bélgica, Noruega, Chile, Bolívia e Uruguai, além de tournées pelos Estados Unidos e Alemanha.

Mais uma realização Branco Produções, com apoio da Casamundi Cultura.

 

 

f o t o f l á v i o w i l d

Theatro São Pedro
Quando? Ingressos:
09 de julho/21h

R$ 40,00 e R$ 80,00

Disponíveis na bilheteria e site
do teatro – theatrosaopedro.com.br

Outros showsMuito mais música para você.

Tributo ao Rei Do Pop
Tributo ao Rei Do Pop

20/junho/Araújo Vianna

O Choro é Livre! – Especial Waldir Azevedo
O Choro é Livre! – Especial Waldir Azevedo

25/junho/Foyer Theatro São Pedro

Boêmios em Porto Alegre
Boêmios em Porto Alegre

28/junho/Bourbon Country

Boêmios em Caxias do Sul
Boêmios em Caxias do Sul

29/junho/Teatro da UCS

Boêmios em Passo Fundo
Boêmios em Passo Fundo

30/junho/Passo Fundo

Mônica Salmaso no show Caipira
Mônica Salmaso no show Caipira

3/julho/Theatro São Pedro

Geraldo Azevedo
Geraldo Azevedo

15/agosto/Bourbon Country

Miguel Proença
Miguel Proença

29/agosto/Theatro São Pedro

Carlos Lyra & Wanda Sá
Carlos Lyra & Wanda Sá

02/outubro/Theatro São Pedro

Abba Mamma Mia
Abba Mamma Mia

01/dezembro/Bourbon Country