Apresenta

Imagem do show

Luciano Leães + Paulinho Guitarra

No final de 2018, o pianista Luciano Leães participou de uma sessão de gravação com o lendário músico fluminense Paulinho Guitarra, um dos criadores da guitarra funk brasileira. Acompanhados por um time de instrumentistas locais, o encontro se deu no Estúdio IAPI, em Porto Alegre, local onde três temas foram gravados, material que ainda permanece inédito. O show de Luciano Leães Trio + Paulinho Guitarra repassará o repertório autoral da dupla, como também irá revisitar clássicos do soul, funk e blues, além de abrir margem para improvisações. “Paulinho é um dos principais elos de ligação entre a música negra norte-americana e a MPB”, afirma Leães. “Qual é a mistura perfeita entre o R&B de New Orleans e o soul brasileiro? Luciano Leães & The Big Chiefs”, declarou Ron Levy, produtor musical e organista que prestou serviços para B.B. King. Acompanhados por Edu Meirelles (baixo), Ronie Martinez (bateria), com participação de Vicente Guedes (percussão), essa união de forças entre um dos mais talentosos pianistas do país, junto ao guitarrista que traçou sua caligrafia em inúmeros clássicos do nosso tempo, possui todos os ingredientes para transformar o evento numa noite inesquecível.

 

Luciano Leães

Luciano Leães já trabalhou com renomados produtores norte-americanos como Ron Levy (BB King), Russ Ragsdale (Leon Russell) e Chris Duarte (Mojo Perry). Acompanhou músicos como Annika Chambers, Willie Walker, Earl Thomas, Carey Bell, Whitney Shay etc., e já tocou em festivais como New Orleans Jazz & Heritage Festival (EUA), Festival de Jazz de Montreal (CAN), Tremblac Blues Festival (CAN), Lucerne Blues Festival (SUI), entre outros. Com “The Power of Love” (2015), seu primeiro álbum solo, levou o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista, e a música que criou faz parte da programação de tradicionais rádios norte-americanas como a WWOZ (New Orleans). Para o último trimestre de 2021, Luciano Leães prepara a estreia de seu primeiro álbum ao vivo, “Live At Pianístico”, trabalho que amplia suas visões artísticas como pianista.

Paulinho Guitarra

Paulinho Guitarra não apenas é um dos pais da guitarra funk tupiniquim, sua digital está eternizada na obra de importantes nomes da música brasileira. Já gravou ou se apresentou com Gerson King Combo, Cassiano, Marina Lima, Bebel Gilberto, Cazuza, Cláudio Zolli, Banda Black Rio, Ed Motta, entre outros. Com Tim Maia, viveu uma das etapas mais marcantes de sua carreira, quando gravou vários discos como os cultuados álbuns da série “Tim Maia Racional”. É coautor de um dos grandes sucessos dessa fase, “O Caminho do Bem”, incluída na trilha sonora do premiado filme “Cidade de Deus” (2002). Em 2020, Paulinho Guitarra lançou “Baile na Suméria”, seu mais recente EP autoral.

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens e Fitesa. Curadoria e produção da Branco Produções.

foto / doni maciel
Instituto Ling
Quando? Ingressos:
23 de outubro/18h

R$ 50,00
Disponível no site:
eventbrite.com.br

Outros showsMuito mais música para você.

Pablo Rossi
Pablo Rossi

14/outubro/Instituto Ling

Daniel Boaventura
Daniel Boaventura

04 de dezembro - Salão de Atos PUC

Oswaldo Montenegro
Oswaldo Montenegro

10 de dezembro - Bourbon Country

João Bosco & Trio
João Bosco & Trio

12/dezembro/Araújo Viana

Demônios da Garoa / nova data
Demônios da Garoa / nova data

03 de abril - Salão de Atos PUC

One Night of Tina, musical
One Night of Tina, musical

20 de maio - Bourbon Country